Atualmente, Portugal é considerado a principal entrada dos brasileiros para o mercado Europeu e de onde também se constroem ótimas pontes com outras regiões lusófonas, tais como África e Ásia.
Além da língua em comum, a nação divide parte da história com o Brasil e a colaboração bilateral tem se acentuado a cada ano, principalmente no eixo Brasil-Portugal, devido ao complexo contexto político e econômico do Brasil, que muito se acentua desde 2014.
Em 2016 Portugal registrou a abertura de 114 empresas por dia e 35.000 startups registradas apenas em 2015. Considerado entre os melhores países para negócios em 2017, está no Top 20 da FORBES. O ecossistema de scaleups cresce em uma média 2 vezes superior à média europeia e diversos centros internacionais de inovação e de P&D estão se estabelecendo em Portugal, onde se criou uma agenda digital intensa e extremamente positiva.
tic portugal
No mercado português, cerca de 52% do orçamento das médias e grandes organizações tem como destino as TIC tradicionais. Perto 26% está direcionado para o outsourcing e pouco mais de 20% é dirigido para a cloud, privada ou em modelo de hosting.
Relativamente à perspectiva de distribuição do orçamento para 2020, regista-se um decréscimo na relevância do TIC tradicional e do outsourcing e um crescimento da cloud, quer pública (de 5% para 11%), quer privada, onde em 2020, 43% do orçamento empresarial nacional será centrado em plataformas cloud (públicas e privadas).
Por estes e diversos outros motivos, além do acentuado crescimento do evento, o Websummit, maior conferência TIC da Europa, decidiu se estabelecer nesse país, após o seu start na Irlanda.

Fonte: IDC Portugal / 2017